O que é cola quente


Os adesivos de Hot Melt, mais conhecidos no mercado como cola quente  são adesivos 100% sólidos que são formulados com resinas à base de beu, éster de colofônia, resinas alifáticas, resinas hidrocarbônicas, aditivos, polímeros termoplásticos como o EVA, polímeros elastoméricos como a borracha de SBR ou a borracha termoplástica entre outros.

O processo de colagem da cola quente é muito simples: Como o produto é 100% sólido e composto de substâncias termoplásticas a colagem se dá depois da solidificação do adesivo entre as partes do substarto. isso acontece porque esse tipo de adesivo é, na maioria das vezes, aplicado a altas temperaturas. Em outras palavras é como se fosse feita uma solda plástica.

Obs: De uma maneira muito simples, os materiais termoplásticos são aqueles que, quando submetidos ao calor,  podem ser fundidos e solidificados várias vezes sem que eles percam as suas características.  O mesmo não acontece com os materiais termofixos. As substâncias termofixas quando submetidas ao calor tendem a se queimar ou a se degradar. Elas não fundem e nem retornam ao estado inicial. Não podem ser modificadas.  

Existem os adesivos de hot melt para colagem mais exigentes, colagens que necessitam de maior resistência ao descolamento como  é o caso dos adesivos utilizados na indústria moveleira, automobilística e de calçados.

Outra linha de adesivos hot melt muito importantes são os adesivos PSA que são adesivos sensíveis a pressão. São adesivos muito utilizados na indústria alimentícia e na indústria de embalagem em geral. Esses adesivos apresentam um “pega” permanente. Para quem não conhece, o pega permanente é aquele agaramento que a cola paresenta quando a gente coloca o dedo numa etiqueta. É isso que costumamos chamar de “pega” ou “tack”.

Os adesivos hot melt são aplicados com ajuda de equipamentos específicos e sempre a uma temperatura elevada. A temperatura de aplicação da cola quente varia conforme a composição do adesivo e também da aplicação do mesmo. A temperatura de  aplicação pode variar entre 100ºC a 180ºC.

Sem dúvida nenhuma a grande vantagem do uso de adesivos hot melt, a cola quente, é a sua praticidade, pois não há o cheiro de solventes, aderem a vários materiais e o melhor, a colagem é imediata. É vapt-vupt.