Adesivo para colar Neoprene


Nota: o remendo a ser utilizado deverá ter os cantos arredondados e material de folga de mais ou menos 3 a 5 centímetros maior do que o tamanho da área a ser reparada. Isso fará com que o conserto fique bem mais forte e resistente.

Antes de fazer a colagem da borracha de neoprene ou hypalon que são comumente utilizadas na confecção de botes e roupas de mergulho é necessário fazer uma boa preparação da superfície e do remendo que será aplicado na área a ser recuperada. Isso é de fundamental importância para o sucesso do reparo.

O artigo de borracha e o reparo que será utilizado deverão ser levemente lixados para que possam ser removidas camadas oxidadas e, possibilitar assim, uma maior adesão mecânica e química. É importante também que o pedaço de borracha a ser utilizado como reparo seja à base de Neoprene ou Hypalon. 

O artigo de borracha asperado deverá ser usado logo após o lixamento. Ele não poderá ser guardado para posterior uso. Se isso ocorrer a borracha deverá ser lixada novamente antes do inicio da colagem.

Quando a união adesiva necessitar de maior resistência química ou térmica é possível adicionar um catalisador para melhorar essas características. O catalisador não deve ser utilizado em grande quantidade ( no máximo uns 5% a 10 em peso é o suficiente para melhorar o desempenho do adesivo e melhorar também a resistência química e a resistência ao calor).

Logo após o lixamento da peça de borracha aplicar um adesivo de contato à base de policlroropreno com 5 a 10% de catalisador, também conhecido como reticulante. Esse produto é encontrado nas casas de couro e produtos para calçados, deixar secar de 15 a 20 minutos, usar um secador de cabelo para aquecer levemente as duas partes a serem coladas, em seguida unir e prensar com um pedaço de madeira arredondado.

Depois de adicionado o catalisador ao adesivo esse passa a ter um tempo de vida muito reduzido. Por isso, é importante preparar somente a quantidade que for usar no dia. Se deixar para o dia seguinte vai endurecer.

A borracha pode ainda ser colada com um adesivo de poliuretano com 5% a 10 % de catalisador. Essa colagem, quando bem realizada é de espetacular resultado.

Para fazer a colagem da borracha usando o adesivo de poliuretano (também encontrado nas casas de couro e material para calçados)  é necessário fazer antes um procedimento chamado de halogenação que é a saturação da área de colagem com um produto com elevado teor de cloro.
Para isso aplica-se nas áreas a serem coladas uma solução de ácido tricloroissocianúrico a 3% em acetato de etila. Esse produto é aplicado logo após o lixamento da peça e depois de mais ou menos uns 20 minutos pode-se aplicar o adesivo de poliuretano. Deixar secar por mais vinte minutos, aquecer as partes(50 a 70° por mais ou menos 3 minutos), em seguida unir e prensar.