O que é adesivo epóxi

Inscrevam-se no nosso canal: Como Colar? do Youtube e recebam toda semana vídeos sobre colagens:
https://www.youtube.com/channel/UCP0PjbLkRjifaFWZLtpcoGQ

O adesivo epóxi é um tipo de adesivo muito utilizado para a colagem, selagem e preenchimento de  muitos materiais entre eles estão: Vidro, metal, cerâmica, louça, pedras, granitos e muitos plásticos. No mercado esse tipo de adesivo é mais conhecido pelas marcas  Araldite e Durepóxi, mas existem outros adesivos e outras marcas que proporcionam excelentes resultados de colagem.

Depois de curado o adesivo epóxi é resistente à água, aos ácidos, solventes e a maioria dos produtos químicos. E também proporciona excelente resitência ao descolamento.

Resina Epóxi ou Poliepóxido é um plástico termofixo que se endurece quando se mistura com um agente catalisador ou "endurecedor".  As resinas epóxi mais frequentes são produtos de uma reação entre Epiclorohidrina e Bisfenol-A. A mistura, assim como recomendada pelo fabricante do produto, é de fundamental importância para o bom desempenho das colagens. 

As proporções dos componentes A e B devem ser colocados e misturados exatamente como indicado pelo fabricante, com o risco de que, quando  realizada de maneira diferente não proporcionar o melhor desempenho desse excepcional adesivo. 

Características dos adesivos epóxis:

Cura à temperatura ambiente, adere materiais iguais ou diferentes entre si, possui alta resistência estrutural, adere até embaixo d’água. Cola azulejos, madeira, vidro, cerâmica, cortiça, porcelana, concreto, borracha vulcanizada, plásticos rígidos, ferro, aço inox, alumínio, latão, bronze, cobre, etc.

Ideal para ancoragem em concreto, cola até embaixo d’água, produto bi componente, excelente desempenho para colagem de materiais diversos utilizados na construção, resiste à água, óleo e graxas, usado em chumbamentos, ancoragem, etc. cola concreto, ferro, madeira, azulejos, cerâmicas, pedras, fibrocimento, vidro e plásticos, Permite repor azulejos soltos em piscinas e tanques sem esvaziá-los.

Apresentação:


O adesivo epóxi pode ser encontrado na forma líquida, pastosa ou em massa. A forma líquida é mais utilizada para os pequenos reparos. A forma pastosa já é mais utilizada para reparos maiores, reparos industriais e reparos em piscinas ou em superfícies que serão coladas na vertical. A massa é mais utilizada para moldagem e para preenchimento de furos ou cavidades. 

Tempo de cura:

Trabalhando à temperatura recomendada (30 °C) o adesivo pode ficar rígido entre 10 a 4 horas. Entretanto o tempo total de cura é obtido em 24 horas. Para modificar a velocidade de cura , é possível variar a temperatura da mistura. Altas temperaturas acelerarão a cura da união adesiva e baixas temperaturas diminuirão essa velocidade.

Adesivo epóxi

Vantagem

Preço baixo/moderado.
Bom preenchimento de folgas.
Alta resistência - pode receber cargas de metal.
Boa resistência à temperatura e aos solventes .

Desvantagem

Encolhimento durante a cura.
Necessita de misturador e aplicador.
Muito sensível a proporção de mistura.
Tempo muito longo de fixação.
Tempo de uso curto gera  desperdício.
Equipamento complexo para dispensação e mistura.