Como aplicar tecido na borracha

Existem muitas maneiras de fixar um tecido na borracha. Quando falamos de borracha estamos falando de borracha natural, SBR, Nitrílica e outras. Mas é muito comum o mercado chamar de borracha o EVA expandido, que é um plástico. Esse EVA expandido é muito parecido com a borracha por isso essa pequena confusão.

Como a procura por esse processo de colagem (EVA expandido x tecido) é muito maior, hoje nós vamos falar exclusivamente dele.

Esse processo de colagem é muito utilizado para fazer chinelos. A melhor maneira para fazer a colagem desses materiais não é usando um adesivo líquido. Os adesivos líquidos , além de causar estarem sujeitos a causarem manchas, eles dão muito trabalho na hora de aplicar. Um boa opção é usar um adesivo de hot melt, esse adesivo é como aquela cola quente. Ele é sólido a temperatura ambiente e depois de aquecido (180 à 200ºC) ele fica líquido. Depois de aplicado em um dos lados ou em ambos ele seca instantaneamente. É realmente uma boa opção.

Mas, felizmente, hoje já existem no mercado os adesivos termocolantes. Os adesivos termocolantes são adesivos sólidos e geralmente são apresentados em filmes de pouca espessura. O processo para utilização desse tipo de adesivo é muito mais simples e prático. Corta-se um pedaço da borracha, um pedaço do tecido, levemente maior do que o da borracha e também corta-se um pedaço do adesivo termocolante. Faz-se um sanduiche de Borracha x adesivo termocolante e tecido e leva-se para aquecer numa prensa (180 à 200ºC) Por alguns segundos e, pronto. Está feita a colagem.  

Como tudo que é bom pode ser melhorado. Hoje já existem no mercado os tecidos já com o adesivo termocolante. É só recortar a borracha, recortar o tecido do mesmo tamanho da borracha e levar para a prensa aquecida e, pronto. É muito fácil e prático de usar. E existem também as placas de borracha com o adesivo aplicado. É só recortar as placas do tamanho desejado e fazer os chinelos.

Para maiores informações recomendamos acessar os seguintes endereços eletrônicos para que você possa ver a apresentação destes materiais e os processos de colagem mencionados:

Aplicação do adesivo termocolante

https://www.youtube.com/channel/UClhZfe5zIcelx4V7Htne4pg

Tecido com adesivo termocolante

https://www.youtube.com/watch?v=AGxx4fHz9uE
https://www.youtube.com/watch?v=yh-BHa9YKHg


Bom trabalho e até a próxima.