Quando se trata de colar o isopor tanto na parede quanto no teto devemos tomar alguns cuidados que são muito importantes para o sucesso da colagem.
Essa colagem na verdade é muito simples, Entretanto, se for mal realizada pode complicar. Para colar o isopor tanto na parede quanto no teto é algo que exige um pouco mais de atenção porque o adesivo a ser utilizado, além de não poder agredir o isopor, deve possuir resistência ao calor. Muita atenção quanto a esse aspecto técnico.
Esse tipo de ataque pode acontecer não somente por causa do sistema de solventes usado no adesivo, como também pode ocorrer por causa do próprio polímero, resinas ou aditivos utilizados na fabricação do produto.
Algumas colagens oferecem excelentes resultados. Vamos ver algumas opções:
1 - Essa colagem pode ser realizada com um adesivo acrílico à base de água (muito utilizado para a aplicação de piso paviflex, sancas, rodapés e molduras de isopor) ou ainda massa corrida ou massa acrílica.
Na aplicação destes produtos é necessário utilizar a espátula dentada ou trincha grande. Aplicar primeiramente uma camada generosa sobre a placa de isopor e depois passar a espátula dentada para fazer sulcos. Isso vai contribuir para uma melhor fixação da placa de isopor no teto e também na parede. Depois de aplicar o adesivo, fixar a placa no teto ou na parede, fazendo com as mãos, uma pressão moderada. em toda área da placa. limpar os excessos de cola com pano úmido.
Veja aqui esse exemplo de aplicação de isopor na parede:
https://www.youtube.com/watch?v=ERF4EMqyy5Q
2 - Outros adesivos convencionais podem ser utilizados para esse fim. O que se deve ter em mente é que o adesivo a ser usado não pode possuir solventes que ataquem o isopor e que o produto deve apresentar uma boa resistência ao calor depois da secagem do filme.
Se o adesivo em questão não tiver resistência ao calor, no verão você poderá ser pego se surpresa por causa de desagradáveis placas de isopor voadoras caindo na sua cabeça. Sendo assim, é recomendado que se faça um pequeno teste para ver se o adesivo selecionado agride ou não o isopor. Para fazer esse teste é só aplicar um pouco do adesivo no isopor e deixar secar. No final do teste, o isopor não deve apresentar nenhum tipo de corrosão superficial ou rugosidade.
3 - Para essa colagem pode-se usar ainda uma fita dupla face de alto desempenho.
É muito importante consultar o departamento técnico do fabricante do forro ou placa de isopor para obter dele a informação precisa sobre qual produto e procedimento utilizar para fazer, com segurança, uma excelente colagem.