Como colar EVA com EVA ou com outros materiais – passo a passo

O EVA geralmente é um material de difícil colagem e, dependendo da exigência da colagem e do custo devemos testar muito bem a colagem final.

Quais são os adesivos que são mais indicados para a colagem de EVA

1 - Adesivo de contato à base de solvente – cola de sapateiro
2 - Adesivo de contato à base de água
3 - Adesivo á base de cianoacrilato (Mais conhecido como adesivo instantâneo)
4 - Adesivo de hot melt – cola quente

Um dos processos mais usados para a colagem do EVA é usando uma cola de contato comum, a cola de sapateiro. Entretanto, já existe no mercado outra opção que é utilizar um adesivo de contato a base de água. É um adesivo não tóxico e que também proporciona excelente colagem. Vamos ao processo de colagem:

Preparação inicial:

Para a colagem de EVA com outros substratos deve-se lixar o EVA e aplicar no EVA um adesivo diluído com solvente 1:1. Essa cola é a cola de sapateiro. Depois da secagem desse adesivo base, fazer a colagem com o próprio adesivo de contato concentrado ou dependendo do substrato final (no caso de PVC, Poliuretano ou vinil), fazer a colagem com adesivo de poliuretano. 


A colagem final:


Primeiramente, para melhorar a porosidade do material e aumentar a absorção e penetração do adesivo, lixar levemente o EVA e depois remover o pó. Isso se o EVA ainda não passou pela preparação inicial.
Em seguida aplicar um adesivo de contato em ambas às partes a serem coladas. Depois da aplicação do adesivo esperar a secagem por aproximadamente uns vinte minutos. 
Depois da secagem do adesivo unir as partes sob pressão. É importante que haja pressão para que ocorra uma boa união entre as partes.

Outra opção para fazer a fixação do EVA com outros substratos é fazer um pequeno teste usando uma fita de dupla face de alto desempenho. O resultado pode surpreender sem contar que é bem mais fácil e limpo. Esse tipo de adesivo, apesar de ainda ter um custo um pouco elevado é muito prático e apresenta excelentes resultados de colagem e fixação.



Não podemos nos esquecer de que ainda podemos usar as excelentes cola instantânea ou a cola quente. A cola quente é aquela que é aplicada com uma pistola aquecida e é muito utilizada em trabalhos artesanais. Aplicar no EVA e, imediatamente, unir as peças exercendo pressão. Esse processo é mais indicado para a colagem de pequenas placas.