Como colar colchão de espuma

Inscrevam-se no nosso canal do: Como Colar? do Youtube e recebam toda semana vídeos sobre colagens:


Os adesivos que podem ser utilizados para a colagem de colchão de espuma são:

Adesivo de contato ou cola de sapateiro esse tipo de adesivo já existe á base de água
Adesivo à base de PVA, cola Branca
Adesivo à base de resina acrílica
Fita de dupla face

Geralmente o processo é aplicar uma demão na espuma e outra demão na outra espuma a ser colada, isso pode ser feito com pistola de ar comprimido (para adesivos já diluídos) ou com pincel para adesivos mais viscosos. Depois da aplicação esperar a secagem do solvente (15 a 20 minutos - cola de sapateiro) e, no mínimo 30 minutos para cola branca, em seguida unir as partes sob pressão.

Observação: a cola de contato é a cola de sapateiro. Essa cola pode sere encontrada facilmente nas casas de materiais de construção. 

Em alguns casos é possível aplicar a cola somente em um dos lados da espuma. Para fazer esse tipo de colagem deve-se aplicar o adesivo somente em uma das partes e depois unir a parte já com a cola com outra parte que ainda não tem o adesivo. isso é para que ocorra a transferência da camada de adesivo de um lado para o outro. Afastar as partes novamente e deixar secar durante alguns minutos (de 10 a 15 minutos), depois unir sob pressão.

Na aplicação do adesivo para colar a espuma é importante observar se o adesivo forma muita “teia de aranha” quando esse for aplicado com pistola. 

Se o adesivo estiver produzindo muito esse efeito indesejável é porque o produto não apresenta uma secagem muito rápida. Para que esse efeito seja minimizado é importante utilizar um adesivo que não possua viscosidade muito baixa e com uma secagem do solvente e velocidade de cristalização mais rápida.