Que cola usar para colar borracha


Existem muitos tipos de borracha no mercado. Os artigos de borracha mais comuns são feitos com borracha natural, SBR, borracha termoplástica, nitrílica, Neoprene entre outras

Para essas borrachas a preparação para a colagem é uma etapa importante.
Antes de proceder a colagem o artigo de borracha deve ser levemente asperado, lixado para que possa ser removido camadas oxidadas e possibilitar assim uma maior adesão mecânica e química.

Se o artigo de borracha lixado não for usado logo após o lixamento é necessário protegê-lo da luz ou até mesmo aplicar nele uma camada diluída do adesivo final para que a peça possa assim ser protegida de nova  oxidação.

Usando a cola de contato comum:

Logo após o lixamento da peça de borracha, aplicar um adesivo de contato à base de policlroropreno (cola de sapateiro), deixar secar por uns 20 minutos, depois unir e prensar.

Quando a união adesiva necessitar de maior resistência química ou térmica é possível adicionar um catalisador para melhorar essas características. O catalisador não deve ser utilizado em grande quantidade ( no máximo uns 5% em peso é o suficiente para melhorar o desempenho do adesivo). O catalisador para adesivos de policloropreno ou poliuretano também conhecidos como isocianatos ou reticuladores é facilmente encontrado nas lojas que vendem esse tipo de adesivo. (lojas de artigos de couro ou para sapateiros)

Depois de adicionado o catalisador ao adesivo esse passa a ter um tempo de vida muito reduzido. Por isso, é importante preparar somente a quantidade que for usar no dia. Se deixar para o dia seguinte vai endurecer.


Colagem de borracha usando um adesivo de poliuretano

A borracha pode ainda ser colada com um adesivo de poliuretano mais 5% de catalisador. Para isso é necessário antes fazer um procedimento chamado de halogenação que é a saturação da área de colagem com um produto com elevado teor de cloro. Um dos produtos mais utilizados para esse fim é o ácido tricloroissocianúrico. Utiliza-se uma solução de no máximo 3% em acetato de etila. Esse produto é aplicado logo após o lixamento da peça e depois de mais ou menos uns 20 minutos pode-se aplicar o adesivo de poliuretano. Deixar secar por mais vinte minutos, aquecer, unir e prensar.
A solução halogenante também pode ser encontrada nas casas de couro ou de material para sapateiro.

Adesivo de vulcanização 
Outro tipo de adesivo para borracha são os adesivos vulcanizáveis. Existem diversos tipos de adesivos vulcanizáveis. Existem aqueles que necessitam de pressão e temperatura elevadas e também existem alguns adesivos que vulcanizam a temperatura ambiente. Esses adesivos são adesivos bem mais específicos e destinados a colagens mais exigentes como borracha x borracha e borracha x metal.

Esse tipo de adesivo pode ser encontrado em lojas que vendem remendos para pneus ou em borracharias e bicicletarias.

Dependendo da aplicação também é possível utilizar outros tipos de adesivos como os de cianoacrilatos ou os adesivos a base de resina epóxi.