Como colar lona


Para colar uma lona de algodão pode-se usar um adesivo de contato comum também conhecido como cola de sapateiro. 

Lixar levemente a lona. Como a lona é um material muito absorvente será necessário passar muitas demãos, algo em torno de 3 a 4 para que fique uma boa camada de adesivo na superfície de colagem. Aplicar uma demão, deixar secar muito bem. depois aplicar outra demão. isso deve ser feito até que se consiga notar que, ao tocar com os dedos seja possível sentir a camada de adesivo que ficou sobre a lona. Não pode haver nem falta e nem exagero do adesivo. Ambos são ruins para o resultado final da colagem.

Quando for passar a última camada de adesivo na lona, aplicar também uma demão do adesivo na outra parte a ser colada. Isso para colagens com substartos diferentes da lona. Deixar secar e depois faça a união das partes presionando-as com firmeza ou batendo com um martelo de borracha.


**************************

Se for uma lona de plástico, parecida com aquela que se faz piscina para crianças,  fazer assim:


Nota: o remendo a ser utilizado deverá ter os cantos arredondados e material de folga de mais ou menos 3 a 5 centímetros maior do que o tamanho da área a ser reparada. Isso fará com que o conserto fique bem mais forte.

Antes de fazer a colagem da lona plástica que geralmente é feita de laminado vinilico ou PVC, que é um material muito utilizado para fazer piscinas de crianças é necessário fazer uma boa preparação da superfície e do remendo que será aplicado na área a ser recuperada. Isso é de fundamental importância para o sucesso do reparo.

O laminado de PVC e o reparo do mesmo material que será utilizado deverão ser limpos com um solvente a base de acetona, mek ou acetato de etila para que possam ser removidas camadas oxidadas e, possibilitar assim, uma maior adesão mecânica e química. Nunca lixar esse tipo de material. O lixamento deixa esse material mais frágil e isso estraga a colagem.

Quando a união adesiva necessitar de maior resistência química ou térmica é possível adicionar um catalisador para melhorar essas características. O catalisador não deve ser utilizado em grande quantidade ( no máximo uns 5% a 10 em peso é o suficiente para melhorar o desempenho do adesivo e melhorar também a resistência química e a resistência ao calor).

Logo após a limpeza das peças aplicar o adesivo de poliuretano com 5 a 10% de catalisador, também conhecido como reticulante. Esse produto é encontrado nas casas de couro e produtos para calçados, deixar secar de 15 a 20 minutos, usar um secador de cabelo ou pistola de ar quente para aquecer levemente as duas partes a serem coladas até que a cola fique um pouco brilhante, em seguida unir e prensar com um pedaço de madeira arredondado.

Depois de adicionado o catalisador ao adesivo passa a ter um tempo de vida muito reduzido. Por isso, é importante preparar somente a quantidade de adesivo que vai ser usada no dia. Se deixar para o dia seguinte vai endurecer.

Esses produtos podem ser enconrados com facilidade em casas de couro ou em casas onde são vendidos artigos para sapateiros.