Como colar EVA

O EVA – Etileno Vinil Acetato, é um material de difícil colagem. Dependendo da exigência da colagem é possível fazer o trabalho pelo método convencional que é usar uma cola de contato comum, a chamada cola de sapateiro. 


Inscrevam-se no nosso canal do: Como Colar? do Youtube e recebam toda semana vídeos sobre colagens:

Primeiramente, para melhorar a porosidade do material e aumentar a absorção e a penetração do adesivo, lixar levemente e depois limpar a placa de EVA. Logo após a limpeza do EVA aplicar um adesivo de contato em ambas as partes a serem coladas. Esperar secar por aproximadamente uns vinte minutos e depois unir as partes sob pressão.


Uma outra opção é utilizar o adesivo de poliuretano como adesivo final. Para usar esse adesivo é necessário aplicar previamente sobre o EVA um adesivo base. Esse adesivo é uma cola de contato diluída 1:1 com diluente apropriado. O adesivo base deve secar muito bem – Aprox. 24horas. Depois da secagem do adesivo base aplicar sobre ele o adesivo de poliuretano. Esperar a secagem do adesivo de PU e reativar ao calor por 3 minutos a 50 até 70ºC. Em seguida, sob pressão, unir as partes.


Dependendo da aplicação é possível ainda usar um adesivo  à base de cianoacrilato (Cola instantânea) ou a cola quente. A cola Quente é aquela que é aplicada com uma pistola aquecida e é muito utilizada em trabalhos artesanais. Aplicar em uma parte do EVA e, imediatamente, unir a outra parte.
vale lembrar ainda que para a fixação em paredes ou outro substratos pode-se usar com muito sucesso a fita adesiva de dupla face de alto desempenho.