Como colar bote de neoprene ou hypalon



Nota: o remendo a ser utilizado na colagem do reparo deverá ter os cantos arredondados e material de folga de mais ou menos 3 a 5 centímetros maior do que o tamanho da área a ser reparada. Isso fará com que o conserto fique bem mais forte e muito mais seguro.

Antes de fazer a colagem da borracha de neoprene ou hypalon que são comumente utilizadas na confecção de botes e roupas de mergulho é necessário fazer uma boa preparação da superfície e do remendo que será aplicado na área a ser recuperada. Isso é de fundamental importância para o sucesso do reparo.

O artigo de borracha e o pedaço de borracha do reparo (é importante que o material do reparo seja também um pedaço de borracha de Hypalon ou Neoprene) que será utilizado na colagem deverão ser levemente lixados para que possam ser removidas camadas oxidadas e, possibilitar assim, uma maior adesão mecânica e química.

O artigo de borracha asperado deverá ser usado logo após o lixamento. Ele não poderá ser guardado para posterior uso. Se isso ocorrer a borracha deverá ser lixada novamente antes do inicio da colagem.

Quando a união adesiva necessitar de maior resistência química ou térmica é possível adicionar um catalisador para melhorar essas características. O catalisador não deve ser utilizado em grande quantidade ( no máximo uns 5% a 10 em peso é o suficiente para melhorar o desempenho do adesivo e melhorar também a resistência química e a resistência ao calor).

Logo após o lixamento da peça de borracha aplicar um adesivo de contato à base de policlroropreno com 5 a 10% de catalisador, também conhecido como reticulante. Esse produto é encontrado nas casas de couro e produtos para calçados, deixar secar de 15 a 20 minutos, usar um secador de cabelo para aquecer levemente as duas partes a serem coladas, em seguida unir e prensar com um pedaço de madeira arredondado.

Depois de adicionado o catalisador ao adesivo esse passa a ter um tempo de vida muito reduzido. Por isso, é importante preparar somente a quantidade que for usar no dia. Se deixar para o dia seguinte vai endurecer.




Esse tipo de reparo ainda pode ser realizado com um adesivo de poliuretano com 5% a 10 % de catalisador. Essa colagem, quando bem realizada é de espetacular resultado.

Para fazer a colagem da borracha usando o adesivo de poliuretano (também encontrado nas casas de couro e material para calçados)  é necessário fazer antes um procedimento chamado de halogenação que é a saturação da área de colagem com um produto com elevado teor de cloro. Esse produto é mais conhecido como primer halogenante.

O primer halogenante é uma solução de ácido tricloroissocianúrico a 3% em acetato de etila. Esse produto é aplicado logo após o lixamento da peça e depois de mais ou menos uns 20 minutos pode-se aplicar o adesivo de poliuretano. Deixar secar por mais vinte minutos, aquecer as partes(50 a 70°₢ por mais ou menos uns 3 minutos), em seguida unir e prensar.