Adesivo para colar isopor - Como colar isopor

O Poliestireno expandido mais conhecido como isopor é na verdade um material muito simples de colar. Entretanto, ele é um material de muito pouca resistência ao ataque de substâncias químicas, principalmente solventes orgânicos como o tolueno, xileno, acetato de etila e outros.


Vejam os nossos videos sobre colagem de isopor. Inscrevam-se no nosso canal: Como Colar? do Youtube e recebam toda semana vídeos sobre colagens:
https://www.youtube.com/channel/UCP0PjbLkRjifaFWZLtpcoGQ


Para fazer a colagem de isopor com isopor é de fundamental importância que o adesivo a ser utilizado não contenha solventes orgânicos agressivos ao isopor. Recomenda-se usar adesivos em meio aquoso, alcoólico ou outro produto baseado em solventes alifáticos como o hexano ou similares.

Dentre os adesivos existentes no mercado podemos destacar alguns que são muito indicados para a colagem de isopor com isopor ou de isopor com outros materiais;

1 – Adesivo vinílico à base de álcool
2 – Adesivo de contato à base de água
3 – Cola quente

O procedimento de colagem geralmente é aplicar uma camada de adesivo em ambas as partes a serem coladas esperar a evaporação do solvente ( Aproximadamente 15 a 20 minutos para o álcool e 30 a 45 minutos para produtos à base de água), depois fazer a união das partes.

Em alguns casos, dependendo da característica de cada produto, basta esperar que o adesivo fique seco ao toque para que seja possível fazer a união das partes.

Veja também: 
http://colasecolagens.blogspot.com.br/2012/04/como-colar-isopor-na-parede.html

https://www.youtube.com/watch?v=ERF4EMqyy5Q