Viscosidade
Quer dizer o quanto um adesivo é grosso ou resistente ao escoamento ou não. Quanto maior a viscosidade, mais grosso é o adesivo e maior é a resistência dele ao escoamento.
Tempo de secagem
Tempo de evaporação do solvente. Rápido para solventes orgânicos como o Tolueno, acetona, nafta, acetato de etila, MEK e outros e pode ser mais lento como é o caso dos adesivos à base de água.
Tempo em aberto
É o tempo máximo que ambas as partes já aplicadas com cola podem ficar em aberto sem ser realizada a união. Depois desse tempo será necessário aplicar nova demão de adesivo ou fazer a reativação com calor e posterior união das partes. É um tempo estimado.
Tack
É aquela capacidade que os adesivos têm de grudar na mão da gente. é uma característica melhor percebida nas etiquetas e fitas adesivas que utilizam adesivos com elevado tack.
Pega
É muito parecido com o tack, mas acredito que seja mais direcionado para quando existem duas partes a serem unidas. É uma característica observada quando depois da secagem do solvente a gente faz a união das partes com adesivo, mas sem colocar pressão. É justamente aquela força inicial. Para mim, isso é o pega de uma cola. Acredito que outras pessoas possam ter um ponto de vista diferente.
Tempo de cura
É o tempo que um determinado adesivo ou união adesiva leva para atingir o ponto máximo de desempenho quanto a sua resistência ao descolamento, a resistência química e também quanto a resistência ao calor.
Estabilidade
Capacidade que o adesivo tem de permanecer ao longo do tempo sem perder as suas características originais. Capacidade de não estragar durante o armazenamento.
Bi componente
Adesivo que necessita da mistura de duas substâncias para poder desenvolver as sua capacidade adesiva. É o caso dos epóxis que só se transformam num adesivo quando misturamos o catalisador com a resina epóxi.
Mono componente
Adesivo que não necessita da mistura de duas substâncias para poder desenvolver as sua capacidade adesiva. Ele próprio já é um adesivo. É o caso da cola quente
Termoplástico
Adesivo que depois de seco pode ser atingido por temperaturas altas voltando assim ao seu estado líquido. É um material reciclável. Com o calor ele pode voltar a sua forma original
Termofixo
Adesivo que depois de seco e que atingido por temperaturas altas não volta ao seu estado líquido. É um material não reciclável. Com o calor ele fica cada vez mais rígido até se queimar, e não volta mais a sua forma original.