Como colar piscina de plástico

Importante: o remendo a ser utilizado deverá ter os cantos arredondados e material de folga de mais ou menos 3 a 5 centímetros maior do que o tamanho da área a ser reparada. Isso fará com que o conserto fique bem mais forte.


Inscrevam-se no nosso canal: Como Colar? do Youtube e recebam toda semana vídeos sobre colagens:
https://www.youtube.com/channel/UCP0PjbLkRjifaFWZLtpcoGQ

Antes de fazer a colagem do laminado vinílico ou PVC, que é um material muito utilizado para fazer piscinas de crianças é necessário fazer uma boa preparação da superfície e do remendo que será aplicado na área a ser recuperada. Isso é de fundamental importância para o sucesso do reparo.

O laminado de PVC e o reparo do mesmo material que será utilizado deverão  ser limpados com um solvente a base de acetona, mek ou acetato de etila para que possam ser removidas camadas oxidadas e, possibilitar assim, uma maior adesão mecânica e química. Nunca lixar esse tipo de material. O lixamento deixa o material mais frágil e isso compromete muito o resultado da colagem final.

Quando a união adesiva necessitar de maior resistência química ou térmica é possível adicionar um catalisador para melhorar essas características. O catalisador não deve ser utilizado em grande quantidade ( no máximo uns 5% a 10 em peso é o suficiente para melhorar o desempenho do adesivo e melhorar também a resistência química e a resistência ao calor).

Logo após a limpeza das peças aplicar o adesivo de poliuretano (Esse adesivo pode ser encontrado nas lojas de artigos de couro e materiais para sapateiro)  com 5 a 10% de catalisador, também conhecido como reticulante. Esse produto também é encontrado na mesma loja citada anteriormente, deixar o adesivo secar de 15 a 20 minutos para evaporar o solvente, em seguida usar um secador de cabelo ou pistola de ar quente para aquecer levemente as duas partes a serem coladas. Ao soprar o ar quente a camada de adesivo tende a ficar brilhante. Esse é o ponto de reativação adequado. imediatamente após a reativação térmica das partes unir e prensar com um pedaço de madeira arredondado.

Observação: Depois que o catalisador for adicionado ao adesivo esse passa a ter um tempo de vida muito reduzido. Por isso, é importante preparar somente a quantidade de adesivo que for usar no dia. Se deixar para o dia seguinte vai endurecer.


Outra excelente opção é comprar os kits de colagem prontos. Em um dos kits pode-se encontrar um adesivo que permite fazer reparos com a piscina cheia de água. Veja mais aqui: 

Os métodos de colagem descritos acima são métodos convencionais. Procedimentos que já foram bastante testados e comprovados. Entretanto, existem hoje no mercado uma gama muito grande de fitas dupla face de alto desempenho que também oferecem um resultado interessante para esse tipo de colagem.