Adesivo para colar lona de toldo

Para colar uma lona de algodão (encerado de caminhão) com lona de algodão ou lona de algodão com outro material pode-se usar um adesivo de contato comum também conhecido como cola de sapateiro ou adesivo universal.

Como a cola de sapateiro é muito amarelada, se for necessário usar um adesivo mais transparente, pode-se usar o adesivo de poliuretano para calçados. Para fazer a colagem com esse adesivo usar o mesmo procedimento descrito para a colagem de laminado de PVC.


Inscrevam-se no nosso canal: Como Colar? do Youtube e recebam toda semana vídeos sobre colagens:
https://www.youtube.com/channel/UCP0PjbLkRjifaFWZLtpcoGQ

Primeiramente lixar levemente a lona e retirar o pó. Como a lona é um material muito absorvente poderá ser necessário passar algumas demãos do adesivo, Isso é necessário para que fique uma boa camada de adesivo na superfície de colagem. Não pode haver excesso e nem falta de adesivo. A camada de adesivo deve ser uniforme.

Depois da aplicação da última demão deixar secar por aproximadamente 20 minutos. Depois, com o auxilio de um pedaço de madeira arredondado ou martelo de Borracha, unir as partes sob pressão.

Para colagem de lona de algodão com outros materiais não muito absorventes, passar a última camada de adesivo na lona e depois aplicar também uma única demão do adesivo na outra parte a ser colada. Deixar secar ambas as partes e depois repetir o item anterior.

Importante: Se for necessário maior resistência química, ao calor e ao intemperismo adcionar ao adesivo uma pequena quantidade de catalizador à base de isocianato (Desmodur RFE) que é um promotor e potencializador de adesão. O catalisador não deve ser utilizado em grande quantidade (no máximo uns 5% a 10 em peso é o suficiente para melhorar o desempenho do adesivo e melhorar também a resistência química e a resistência ao calor).

Quando se adiciona o catalisador ao adesivo a película deste passa a ficar mais dura e seca. Em alguns casos, antes de fazer a união das partes, é necessário passar levemente um pouco de solvente da cola sobre o filme para que este amoleça e permita uma união mais eficiente.

Um outro método é fazer a união das partes usando um soprador térmico. Isso vai fazer com que o filme fique mais mole e mais adequado para a fazer a união final.

O catalisador pode ser encontrado aqui:

Depois que o catalizador for adicionado ao adesivo esse passa a ter um tempo de vida muito reduzido. Por isso, é importante preparar somente a quantidade de adesivo que vai ser usada no dia. Se deixar para o dia seguinte vai endurecer. 

Para a colagem de lonas de PVC

Se o toldo for de lona plástica, aquela que é parecida com o material que se faz piscina para crianças,  fazer assim:

 Providenciar um remendo de PVC com cantos arredondados e com material de folga de mais ou menos 3 a 5 centímetros maior do que o tamanho da área a ser reparada. Isso fará com que o conserto fique bem mais forte.

Antes de fazer a colagem da lona plástica que geralmente é feita de laminado vinilico ou PVC, que é um material muito utilizado para fazer piscinas de crianças é necessário fazer uma boa preparação da superfície e do remendo que será aplicado na área a ser recuperada. Isso é de fundamental importância para o sucesso do reparo.

O laminado de PVC e o reparo do mesmo material que será utilizado deverão ser limpos com um solvente a base de acetona, mek ou acetato de etila para que possam ser removidas camadas oxidadas e, possibilitar assim, uma maior adesão mecânica e química. Nunca lixar esse tipo de material. O lixamento deixa esse material mais frágil e isso estraga a colagem.

Quando a união adesiva necessitar de maior resistência química ou térmica utilizar o catalizador mencionado anteriormente no item: Lonas de algodão.

Logo após a limpeza das peças aplicar o adesivo de poliuretano com 5 a 10% de catalisador, também conhecido como reticulante. Esse produto é encontrado nas casas de couro e produtos para calçados. Se não encontrar nessas casas então procure nessa empresa:

Depois da aplicação do adesivo deixar secar de 15 a 20 minutos, usar um secador de cabelo ou pistola de ar quente para aquecer levemente as duas partes a serem coladas até que a cola fique um pouco brilhante, em seguida unir e prensar com um pedaço de madeira de cantos arredondados.

Depois que o catalizador for adicionado ao adesivo esse passa a ter um tempo de vida muito reduzido. Por isso, é importante preparar somente a quantidade de adesivo que vai ser usada no dia. Se deixar para o dia seguinte vai endurecer.

Existe outra maneira de fazer a colagem de lonas plásticas que é pelo método da soldagem. Para fazer esse processo é só pegar o remendo do mesmo material da lona que se quer colar e colocar sobre a área a ser reparada e em seguida aquecer ambos. Depois que ambos já estiverem bem aquecidos e um pouco brilhantes é só fazer a união pressionando a colagem com um rolete ou pedaço de madeira de cantos arredondados.

Boa colagem e até a próxima.