Adesivo para colar vidro

As colas para vidros mais indicadas na atualidade  são as colas UV e colas a base de metacrilato. Dependendo do caso pode até ser utilizado os tradicionais adesivos de silicone. Existem algumas diferenças importantes entre esses adesivos.


Inscrevam-se no nosso canal: Como Colar? do Youtube e recebam toda semana vídeos sobre colagens:
https://www.youtube.com/channel/UCP0PjbLkRjifaFWZLtpcoGQ

Os adesivos de UV necessitam de luz ultra violeta para a cura e produzem uma colagem excelente, muito transparente e com um acabamento primoroso. Para fazer esse tipo de colagem, quanto mais transparente for o vidro melhor será o resultado da colagem.


Por esse motivo atualmente esse tipo de adesivo está sendo muito utilizado em indústrias moveleiras e vidraçarias. O adesivo UV cura muito rápido, geralmente em menos de 1 minuto agilizando e economizando tempo nos processos produtivos.


Outro adesivo que pode ser utilizado é o adesivo epóxi, Esse tipo de adesivo proporciona excelente colagem entre o vidro e outros materiais como metal, cerâmica, alguns plásticos e etc. CUIDADO! Alguns adesivos epóxis proporcionam um acabamento amarelado. 

Quanto aos metacrilatos comumente chamados de adesivos estruturais, são colas bi componente onde existe um ativador e uma cola propriamente dita. Essas colas têm como grandes vantagens a sua alta resistência à tração e grande resistência a impactos, a desvantagem é que  não permitem uma colagem 100 % transparente e possuem tempo de cura maiores.
Já os silicones, apesar de serem bastante usados e indicados para a união de vidro x vidro  não são indicados para produtos que necessitam de acabamento muito fino, pois não propiciam uma transparência total. 

Esse tipo de adesivo, os silicones, são mais usados em vedações de vidro em geral e em outras colagens de menor exigência quanto ao acabamento final.