Adesivo para colar isopor - Como colar isopor

O Poliestireno expandido mais conhecido como isopor é na verdade um material muito simples de colar. Entretanto, ele é um material de muito pouca resistência ao ataque de substâncias químicas, principalmente solventes orgânicos como o tolueno, xileno, acetato de etila e outros.

Para fazer a colagem de isopor com isopor é de fundamental importância que o adesivo a ser utilizado não contenha solventes orgânicos agressivos ao isopor. Recomenda-se usar adesivos em meio aquoso, alcoólico ou outro produto baseado em solventes alifáticos como o hexano ou similares.

Dentre os adesivos existentes no mercado podemos destacar alguns que são muito indicados para a colagem de isopor com isopor ou de isopor com outros materiais;


1 – Adesivo à base de PVA – Cola branca
2 – Adesivo de contato à base de água
3 – Adesivo baseado em resinas acrílicas
4 – Dispersões de polímeros sintéticos em meio alcoólico
4 – Adesivo dupla face

O procedimento de colagem geralmente é aplicar uma camada de adesivo em ambas as partes a serem coladas esperar a evaporação do solvente ( Aproximadamente 15 a 20 minutos para solventes orgânicos  e 30 a 45 minutos para produtos à base de água), depois fazer a união das partes.

Em alguns casos, dependendo da característica de cada produto, basta esperar que o adesivo fique seco ao toque para que seja possível fazer a união das partes.