Como colar borracha com plástico?

O plástico em geral é um material de difícil adesão, mas alguns deles podem ser colados.

Se alguém estiver querendo colar PVC ou Poliuretano com borracha é possível fazer essa colagem usando um adesivo de Poliuretano. Esse adesivo pode ser encontrado em lojas de couro ou de materiais para  sapateiros. É um adesivo muito utilizado para colar calçados de PVC com PVC e PVC com couro ou outro material.

Para fazer  a colagem:

Limpar o PVC aplicar o adesivo de poliuretano (PU) para calçados. Lixar a borracha, aplicar a solução halogenante ( essa solução também é encontrada nas lojas de couro), deixar secar bem e depois aplicar o adesivo de PU na borracha. Deixar secar, depois aquecer ambas as partes a mais ou menos 50 a 70 °C durante uns três minutos e em seguida e unir as partes sob pressão.

Se colagem for com o EVA, lixar o EVA e aplicar no EVA um adesivo diluído com solvente 1:1. Essa cola é a cola de sapateiro. Depois da secagem dessa base, fazer a colagem com o próprio adesivo de contato concentrado ou dependendo do substrato final, fazer a colagem com adesivo de poliuretano. 
Quais são os adesivos que são mais indicados para a colagem de EVA

1 - Adesivo de contato à base de solvente – cola de sapateiro
2 - Adesivo de contato à base de água
3 - Adesivo á base de cianoacrilato (Mais conhecido como adesivo instantâneo)
4 - Adesivo de hot melt – cola quente

É claro. Tudo vai depender do tipo de plástico. Se for um plástico tipo PVC é possível colar usando a cola branca à base de PVA ou cola de poliuretano à base de água. Se for um EVA também usar a cola branca ou um adesivo de contato à base de água. Se for outro plástico mais duro como o PP - polipropileno - ou o PE - polietileno - é possível tentar com cola quente ou com adesivo dupla face.


Quando se tratar de outros tipos de plástico pode-se tentar colar com alguns dos outros adesivos disponíveis no mercado. vale lembrar que a colagem pode até ser satisfatória no isopor que é um material de menor resistência física. mas pode não ser satisfatória dependendo do plástico a ser colado, principalmente quando estamos falando de polietileno, polipropileno e EVA.